Neste tutorial explicamos como configurar o Correios através do Webservice deles. Caso não tenha um contrato com o Correios, sugiro conferir: Quais formas de frete estão disponíveis para minha loja

Como ativar o Webservice do Correios

1. Acesse seu painel de administração e siga pelo caminho Configurações > Serviços de Frete.


2. Você verá um campo para incluir o CEP do local de onde será feito o envio dos produtos de sua loja. Ao informá-lo a plataforma irá preencher os outros campos. Você precisará colocar o número e caso tenha complemento - depois clique em Salvar.

3. Você verá que a integração com os Correios já estará ativada.

4. Para começar todas as configurações, na mesma tela, clique em "Editar", ao lado do nome dos Correios.

5. Você será direcionado para a tela abaixo, onde terá duas opções:

  • Configure as modalidades de envio
  • Você já tem contrato com os Correios?

Quem não possui um contrato com os Correios, deverá seguir para a seção "Configure as modalidades de envio". Caso você tenha um contrato com os Correios, siga para a seção "Você já tem contrato com os Correios?". Para isso, basta clicar em "Editar".

Configure as modalidades de envio

Nessa seção, você deverá selecionar as modalidades de frete dos Correios que você quer disponibilizar na sua loja. É só seguir os seguintes passos:

1. Para ativar uma modalidade de envio, selecione Permitir 'modalidade' para fretes para aquelas que considerar as melhores opções para sua loja.

💡 Dica: muitas lojas optam por ativar somente o PAC e o SEDEX como opção de frete em um primeiro momento e conforme as vendas aumentam, ativam outras modalidades dos Correios.

2. Ao clicar em Permitir 'modalidade' para fretes, você encontrará outras configurações adicionais:

  • Custo adicional: se você quiser cobrar um valor adicional pelo frete, basta incluir o valor neste campo. Isso significa que ao calcular o frete em sua loja, seu cliente verá o preço cobrado pelos Correios + o preço que você quer cobrar a mais pelo envio.
  • Dias adicionais: se você quiser aumentar o prazo de envio informado pelos Correios, basta incluir mais dias neste campo. Isso significa que ao calcular o frete em sua loja, seu cliente verá o prazo dos Correios + o prazo complementar que você quer incluir a mais no envio.
  • Eu quero oferecer 'modalidade' para produtos com frete grátis: ao oferecer frete grátis em sua loja, seu cliente precisa saber como ele receberá o pedido, mesmo que não seja cobrado pelo serviço de entrega. Ativando essa opção, seu cliente visualizará na loja que o frete daquele produto é gratuito, e que o produto será entregue pelos Correio

3. Depois de configurar as modalidades, clique em "Salvar alterações" e pronto, o cálculo do frete via Correios estará ativo para seus clientes em sua loja!

💡 Dica: se você já adicionou anteriormente os Correios em sua loja e desativou o serviço, mas quer ativar novamente, poderá fazer isso nessa mesma tela.

Na seção Para Brasil, vá até a opção "Correios" e clique no símbolo "+".

Em seguida, clique no botão "Configurar Correios". A partir daí, as configurações são semelhantes ao passo 3.

 

Possui contrato com o Correios?

É possível vinculá-lo em sua loja virtual Nuvemshop também. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

1. Na seção "Você já tem um contrato com os Correios?", clique no em "Editar".

2. Você será direcionado para a tela abaixo, onde deverá preencher seus dados de contrato, entre outras informações que os Correios te passarão após negociação. Assim que preencher todos os campos, clique em "Continue para a etapa 2".

3. Na etapa 2, você deverá preencher os serviços adicionais que possui no seu contrato, caso tenha algum. Depois, é só clicar em "Continue para a etapa 3".

🌟 Importante: a opção de SRO para rastreamento funcionará dentro do sistema dos Correios, o SIGEP- WEB, e não dentro do painel de administração de sua loja!

4. Por fim, você deverá selecionar as modalidades que estarão disponíveis em sua loja. Para isso, é só seguir os passos da seção "Configure as modalidades de envio", explicados acima nesse tutorial.

5. Após preencher todos os dados, é só clicar em "Salvar Alterações". Pronto! Seu contrato com os Correios estará vinculado à sua Nuvemshop.

🌟 Importante: lembre-se que os Correios possui um limite de transporte de até 30kg e as dimensões da embalagem é limitada à soma de 200 centímetros. Caso tenha dúvidas de como cadastrar as dimensões em seus produtos poderá seguir por esse tutorial:

E para saber mais sobre o limite das dimensões e pesos dos Correios, clique aqui.

Encontrou sua resposta?