Neste tutorial, vamos te ensinar como efetuar todas as configurações da sua conta no Google Merchant Center para que você possa habilitar o Google Shopping.
Criar uma conta no Google Merchant Center
1. Antes de criar uma conta no Google Merchant Center, é necessário ter uma conta no Gmail. Se ainda não possui uma conta, clicar 👉 aqui para saber como criar sua conta.
2. Após criar a conta do Gmail ou caso já tenha uma, acessar a página 🌐 Google Merchant Center para criar uma conta no Merchant Center usando o seu Gmail.
3. Na página do Google Merchanter Center, no canto superior direito, clicar "Fazer login" e depois em "Fazer Login no Merchant Center".
4. Na próxima tela, faça o login, caso já tenha feito, pule para o próximo passo.
5. Ao fazer o login, o próximo passo será preencher o formulário com algumas informações da sua loja:
Inserir informações comerciais
Nesta seção, preencher os campos com o Nome da Empresa, País da Empresa e Fuso horário:Onde o cliente irão finalizar as compras
Nesta seção, selecione como deseja finalizar as compras. Como o objetivo é aumentar a conversão para a sua loja, selecionar a opção "No meu site".
Selecionar plataformas de terceiros
Essa etapa permite conectar a sua conta do Google Merchant Center com plataformas de terceiros. Como a Nuvemshop não possui essa integração, recomendamos pular caso não tenha a ferramenta disponível.
6. Preenchendo as informações gerais do seu negócio, escolha se deseja receber e-mails do Google e por fim, clicar em "Li e concordo com os Termos de Serviço do Google Merchant Center".
8. Pronto! Com a conta criada e clicar em "Continuar" para prosseguir.
Configurar a listagem gratuita
Na próxima etapa, será necessário configurar as informações comerciais e dos produtos, porém, como o feed de produto será sincronizado através da nossa API, não é necessário preencher os campos de Tributo e Frete, pulando para a validação do domínio e adicionar os produtos.
Para verificar o domínio e adicionar os produtos, siga os passos abaixo:
Validação do domínio
1. Na seção Informações comerciais e do produto, vá na opção Website e clicar em "Coloque o URL do seu site".
2. Copiar e colar o URL da sua loja, incluindo "https://" e clicar em "Continuar" para salvar as informações.
3. Para verificar seu domínio, escolher a opção "Adicionar um tag HTML ou fazer upload de um arquivo desse formato no seu site", que indica a opção de realizar através de uma etiqueta HTML.
4. Na próxima etapa, selecionar a opção "Adicionar uma tag HTML".
5. Abaixo da opção Adicionar um tag HTML, você verá as instruções para verificar o domínio usando uma tag HTML. Copie a tag em HTML que será gerada pelo Google Merchant Center.
6. Em outra aba do navegador, acesse o painel administrativo da sua loja Nuvemshop e siga pelo caminho "Configurações" > "Códigos Externos" e procurar pela seção Verificação de propriedade da sua loja no Google.
No campo Meta Tag do Google, colar a tag HTML gerada pelo Google Merchant Center igual o exemplo abaixo:
E clique em Salvar Alterações no final da página.
7. Aguardar alguns minutos e, depois, retornar para a página do Google Merchant Center, clicar em "Verificar URL".
8. Após verificar o domínio, será necessário reivindicar a propriedade, para isso, basta clicar botão "Reivindicar site":
9. Pronto! Uma vez que todos os passos tenham sido cumpridos corretamente, você verá uma mensagem como essa:
Adicionar os produtos
Antes de prosseguir com o upload dos produtos e categorias, será preciso configurá-los. Caso não tenha feito isso ainda, consulte os tutoriais 📝 Como adicionar os identificadores do Google nos meus produtos? para configurar os produtos e o 📝 Como configurar a taxonomia do Google Shopping em minhas categorias? para configurar as categorias.
Com os produtos configurados corretamente, siga os passos do tutorial 📝 Como configurar o feed de produtos do Google Shopping? para adicionar o feed produtos no Google Shopping.