Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Domínios Certificado de segurança SSL

Sua conexão não é particular: como corrigir?

Aprenda o que é e como corrigir o erro que causa falha de segurança na loja

Última atualização: 01/10/2021

Neste artigo, listamos algumas soluções que podem ajudar resolver o erro de "Conexão não é particular".

Meus clientes estão reclamando que a conexão não é particular, o que devo fazer?

Normalmente essa mensagem de erro está relacionada ao Certificado de segurança SSL, isso quer dizer que o certificado não está ativo ou alguma mudança nas configurações do domínio afetou a navegação em sua loja. No entanto, esse erro também pode ser algo que esteja acontecendo apenas para o cliente. 

Success

Antes de executar qualquer procedimento abaixo, recomendamos que faça um teste acessando a sua loja por uma aba anônima. Para saber mais, consulte o tutorial 📝 Como abrir uma aba anônima no navegador?.


Atualizar a página

Se ao acessar a sua loja e aparecer a mensagem de erro "Sua Conexão Não é Particular", o primeiro passo é atualizar a página para recarregar as informações novamente, corrigindo qualquer erro que tenha ocorrido no primeiro acesso. Para isso, recomendamos que feche e abra o navegador.

Limpar Cookies e Cache

Se o seu cliente ou você fizer um teste acessando por uma aba anônima e não apresentar nenhum erro, o ideal é executar uma limpeza de Cookies e Cache do seu navegador. Isso porque é normal que depois de muitos acessos o navegador armazene em seu histórico algum dado com erro, ocorrendo alguma falha durante a navegação no futuro.

Para saber como executar a limpeza de Cookies e Cache, consulte o tutorial 📝 Como limpar o cache e os cookies do navegador?.

Reiniciar o Roteador/modem

Apesar de ser uma solução simples, reiniciar o roteador/modem é uma forma rápida de corrigir qualquer tipo de erro de conexão. Isso porque esses equipamentos possuem um sistema próprio, igual um computador ou smartphone, ao reiniciar, faz com que o equipamento possa renovar e atualizar o sistema operacional.

Success

Para reiniciar o Roteador/Modem, é recomendável aguardar de 5 a 10 segundos dependendo do equipamento antes de ligá-lo novamente.

Verificar programas de segurança

Dependendo da configuração dos programas de segurança ou Antivírus, eles podem bloquear qualquer tipo de Certificado de Segurança SSL ou até mesmo a conexão de rede, ou seja, se o cliente tentar abrir a loja em HTTPS, poderá ocorre o erro de segurança no navegador.

Caso seja esse o problema, indicamos que desative o bloqueio de segurança. Se isso não for possível, poderá desativar o programa de segurança ou Antivírus, após isso, tente acessar novamente a página.

Desativar a VPN

Se você ou o seu cliente usa uma VPN (Rede Virtual Privada) para navegar na internet, recomendamos que desative temporariamente devido o tipo de criptografia que adicionam camadas de segurança para esconder o endereço de IP do usuário, podendo gerar um bloqueio no Certificado de Segurança, causando o erro de conexão, impedindo ter uma navegação segura em HTTPS.

Verificar se é uma conexão pública

Às vezes, alguns clientes podem se conectar usando uma conexão Wi-Fi pública. Para esses casos, recomendamos que o usuário tente acessar por uma rede particular.

Apesar de não ser uma regra, é comum a rede pública rodar em HTTP, ou seja, qualquer tipo de navegação feita nesse tipo de rede, todos os dados fornecidos pelo usuário não serão criptografados, tornando-os público para quem estiver usando a mesma conexão.

Como uma medida de segurança, o navegador irá alertar o usuário, que poderá trocar a rede para continuar navegando em um ambiente seguro.


Verifiquei todas as etapas acima e o erro persiste, o que eu posso fazer?

Após verificar conforme os passos acima, se o erro de conexão persistir, será necessário verificar as configurações do seu domínio para corrigir e normalizar o acesso em sua loja. 


Success

Essa etapa deverá ser feita no servidor de hospedagem do seu domínio. Caso encontre alguma dificuldade, recomendamos que entre em contato com o suporte do seu domínio para solicitar ajuda, basta compartilhar esse artigo e solicitar que verifiquem conforme o passo a passo abaixo.


Verificar se os apontamentos não foram feitos

Para vincular um domínio e ativar o certificado, o passo mais importante é configurar os apontamentos de DNS no painel do seu provedor de domínio, para que ele possa redirecionar o seu cliente corretamente para sua loja Nuvemshop.

Uma forma de identificar se os apontamentos estão cadastrados no domínio contratado, é realizando uma consulta através de um ferramenta que permite verificar esses apontamentos DNS.

Neste caso, recomendamos consultar o artigo 📝 Como saber se o domínio foi configurado corretamente? para confirmar se a configuração do domínio está correta.

Se os apontamentos não aparecerem, isso quer dizer que eles não foram cadastrados corretamente e você terá que entrar novamente nas configurações do seu domínio e refazer os apontamentos.

E para saber como configurar os apontamentos, consulte a nossa seção 👉 Adicionar um domínio próprio na Central de Atendimento Nuvem. Dentro da seção, você deve procurar pelo servidor que o domínio está hospedado e seguir o passo a passo para configurar os apontamentos DNS.

Success

Caso não tenha acesso às configurações do apontamento, entre em contato com o atendimento da empresa onde comprou o domínio para que eles possam te ajudar com os acessos e a entender melhor o problema.

Apontamentos cadastrados incorretamente

Se após ativar o certificado e apresentar algum falha de segurança, recomendamos que você reveja os apontamentos e confira se eles estão corretos dentro do painel do local que você comprou seu domínio.

Para saber se os apontamentos estão corretos, recomendamos consultar o artigo 📝 Como saber se o domínio foi configurado corretamente? para confirmar se a configuração do domínio está correta.

Remover apontamentos que não pertencem a Nuvemshop 

Se você migrou de outra plataforma para Nuvemshop ou realizou alguma configuração que criou um encaminhado do domínio, provavelmente o domínio não irá vincular corretamente na sua loja.

Para que o domínio vincule e ative o certificado de segurança, primeiro certifique-se que cadastrou os apontamentos DNS para a Nuvemshop da seguinte forma:

Apontamento A ou sem WWW

Para garantir o funcionamento da loja por meio do domínio próprio, você deve cadastrar os seguintes IPs para o apontamento A:

  • Destino: 52.200.197.31
  • Destino: 52.157.71 
  • Destino: 52.206.238.9
  • Entrada: @ (ou deixar em branco)
Delete

Apontamento CNAME ou com WWW

Esse apontamento funciona como um subdomínio, ou seja, você deve cadastrar o apontamento CNAME conforme os passos abaixo:

  • Destino: Preencha o campo com domínio Nuvemshop (Ex: Suloja.loja.virtualnuvem.com.br)
  • Entrada: WWW
Delete


Se ao consultar as configurações do seu domínio conforme explicamos no tutorial 📝 Como saber se o domínio foi configurado corretamente? e identificar algum apontamento que não seja o que mencionamos acima, remova-os para conseguir ativar certificado de segurança.

Exemplo:

Os apontamentos sinalizados em vermelho, são de uma loja que estava hospedada em outra plataforma, para que o certificado seja ativado, deverão ser removidos, já que eles não pertencem a Nuvemshop e direciona o seu domínio para uma outra hospedagem.


E os apontamentos que estão sinalizados na cor azul devem permanecer, já que eles pertencem a Nuvemshop e permitiram que o seu domínio vincule corretamente com a loja.

Apontamentos duplicados

Caso seu domínio esteja sendo utilizando em algum outro site ou plataforma no momento que fizer as configurações indicadas nos tutoriais, o domínio será apontado para sua loja virtual na Nuvemshop, tirando do ar automaticamente o outro site.

Se os apontamentos aparecerem duplicados ao consultar as configurações, isso poderá afetar ativação do certificado de segurança, juntamente com outros erros durante a navegação. Para corrigir, basta apagar os apontamentos antigos e cadastrar novamente. Para te ajudar, separamos um índice com o passo a passo dos principais  serviços de hospedagens, acesse a nossa seção 👉 Adicionar um domínio próprio na Central de Atendimento Nuvem.

Agora, se você já usou o seu domínio em alguma outra loja na Nuvemshop você precisa remover os apontamentos dentro do administrador da sua loja antiga antes de vincular a nova loja.

Success

Um domínio só pode apontar para um único site por vez, ou seja, não é possível apontar um mesmo domínio para dois locais diferentes. Se você já usa o seu domínio em um site e agora quer fazer uma loja virtual, pode criar um subdomínio. Para saber mais, consulte o nosso tutorial 📝 Como criar e apontar um subdomínio?.

O tempo de propagação do domínio

Depois de fazer as configurações para vincular o seu domínio à sua loja, o domínio pode levar até 48 horas para concluir o processo de vinculação do domínio à loja. Por conta desse tempo, não é possível ativar o certificado de segurança até que o domínio possa propagar por completo e vincular com a Nuvemshop corretamente.

Após o domínio vincular o domínio, poderá ativar o certificado de segurança. Para saber mais, consulte o tutorial 📝 Como ativar um certificado de segurança para meu domínio?.

Durante esse período pode ocorrer do site ficar intermitente, algumas horas aparecendo normalmente outras horas exibindo um erro.


Você saberá que o domínio concluiu o processo de vinculação quando tanto a coluna "Status" quanto a coluna "Certificado de segurança SSL" estiverem como "Ativado".


Caso tenha feito os apontamentos há pouco tempo, aguarde às 48 horas para voltar a testar o seu domínio.


Meu domínio está configurado corretamente e a minha loja continua com erro de segurança, e agora?

Se tudo foi configurado corretamente e não existe nenhum erro externo, talvez seja alguma instabilidade na plataforma: 

Instabilidade no serviço

Em casos onde as configurações de apontamento de domínio foi feita corretamente, conforme checado nos tópicos anteriores, e mesmo assim não for possível realizar a ativação do certificado de segurança ou a correção na falha de segurança, recomendamos consultar o status do serviço da plataforma para verificar se existe alguma instabilidade temporária causando o problema.

Você consegue verificar o status de serviço da Nuvemshop no seguinte link:

🌎 Página de status do serviço Nuvemshop

Não existe nenhuma instabilidade na plataforma, como devo prosseguir?

Se após verificar e o certificado continuar apresentando alguma falha de segurança, entre em contato com nosso time de especialistas clicando 👉 aqui para que possamos te ajudar.

O artigo ajudou você?