O tempo de carregamento de sua loja é um dos fatores mais importantes para receber visitas e aumentar as conversões. Por mais que a Nuvemshop faça melhorias periódicas para melhorar essa questão, existem diversas ações que você pode realizar para otimizar sua loja ainda mais. 🚀
A seguir, vamos compartilhar algumas ferramentas para medir a performance de sua loja e uma série de recomendações para aumentar a velocidade de carregamento.
Fazer um diagnóstico
Antes de realizar as ações para otimizar o carregamento, é importante fazer um diagnóstico da performance de sua loja, que apresentará informações objetivas sobre o problema que quer resolver e te permitirá realizar um comparativo do tipo "antes e depois".
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A seguir, compartilhamos 2 ferramentas úteis para o diagnóstico:
GTmetrix
Esta ferramenta apresenta informações sobre a performance de sua loja quando acessada pelo computador.
DeletePageSpeed Insights
Já esta ferramenta te oferece informações relevantes não somente sobre a velocidade geral de sua loja, mas também sobre quais imagens podem ser otimizadas (produtos, banners, etc.).
Delete
Nossa sugestão é que faça o diagnóstico em todas as ferramentas indicadas, para ter um panorama global do funcionamento de sua loja e poder comparar os resultados.
❗ Se você possui um layout personalizado via código-fonte (FTP), o tempo de carregamento pode ser maior que um layout padrão da Nuvemshop.
Caso queira priorizar o carregamento de sua loja e voltar a usar um dos layouts padrão, você pode fechar o FTP seguindo os passos do tutorial 👉 Como obter o acesso ao FTP para editar o layout diretamente nos códigos?.
Ações para otimização
Se sua loja tem uma velocidade de carregamento superior a 6 segundos, ou deseja reduzir esse tempo, temos algumas dicas de ações que você pode realizar para ter melhores resultados. Não é necessário fazer todas elas, pode priorizá-las conforme o maior impacto para sua loja.
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1. Comprimir as imagens mais pesadas
Ao enviar uma imagem para sua loja, a Nuvemshop a comprime automaticamente. No entanto, você pode otimizar ainda mais o tamanho de suas imagens para obter uma melhor performance.
Temos as seguintes recomendações:
- Medir a velocidade de sua loja usando o 🌐 Think with Google para Mobile e o 🌐 GTmetrix para Desktop.
- Conferir as imagens destacadas como "otimizáveis" e comprimi-las com a ferramenta 👉 Redimensionar imagem (lembrando que o JPG/JPGE costuma ser mais "leve" do que o PNG);
- Carregá-las novamente em sua loja e repetir o diagnóstico.
2. Destacar menos produtos na página inicial
Apesar de ser possível destacar até 40 produtos na página inicial, nossa sugestão é que adicione até 12 produtos "especiais".
Isso é recomendável não apenas para melhorar o tempo de carregamento da página inicial, que é por onde geralmente os visitantes chegam à loja, mas também para tornar o design mais agradável.
Para saber como destacar os produtos, consultar o tutorial 👉 Como destacar produtos na página inicial?.
3. Reduzir a quantidade de produtos por página
Outra opção simples para melhorar o desempenho da sua loja é limitar o número de produtos por página, caso você tenha configurado mais de 12.
Isso impactará positivamente no carregamento dos produtos e você pode ver como mudar essa configuração seguindo os passos do tutorial 👉 Como mudar a quantidade de produtos exibidos nas categorias?.
4. Manter o número de fontes no mínimo
Quando se trata de fontes para o seu design, sugerimos usar no máximo duas: uma fonte para seus títulos e outra para o resto do site, por exemplo.
Isso não apenas melhora o desempenho, mas também mantém a consistência no design da sua loja. Além disso, você pode optar por uma única fonte para toda a sua loja. Lembre-se de que quanto menos fontes você usar, mais leve e rápido será.
Para saber como alterar a fonte do Layout, consultar o tutorial 👉 Como trocar a fonte do meu layout?.
5. Reduzir a quantidade de códigos externos
Ter diversos códigos externos configurados pode prejudicar a velocidade de carregamento da loja. Por isso, recomendamos que use somente os que aportam maior valor ao seu negócio, como, por exemplo, os códigos de acompanhamento do Google Analytics e o Pixel do Facebook.
Saiba como configurá-los pelos tutoriais abaixo:
📝 Como configurar e usar o Google Analytics?
📝 Como utilizar o Pixel do Facebook?
6. Evitar redirecionamentos
Os redirecionamentos funcionam como um "espelho", o que significa que quando um usuário insere um determinado URL em um mecanismo de pesquisa, ele o leva automaticamente para outro site.
Caso você tenha um link com um redirecionamento dentro de sua loja, ou que o mesmo URL de sua loja esteja sujeito a um redirecionamento, sugerimos que faça a correção. Isso porque o tempo que os mecanismos de pesquisa levam para redirecionar seus clientes para outro site reduz a velocidade de carregamento.
Para saber mais como funciona o redirecionamento, consultar o tutorial 👉 Como fazer um Redirecionamento 301 na minha loja?.
Para saber mais como melhorar a velocidade da sua loja Nuvemshop, recomendamos a leitura do nosso E-book 👉 Guia completo de velocidade de site e como otimizar sua loja virtual.