A data mais esperada do e-commerce atualmente é, sem dúvidas, a Black Friday. Por isso, queremos que você sempre mantenha sua loja bem configurada e atraente, para ter sucesso nessa e todas as outras datas importantes para seu negócio.
Pensando nisso, vamos te apresentar algumas dicas para que você possa se preparar para esta data. Vamos às dicas!
Antes da Black Friday
Vejas as dicas
1. Ajuste o estoque
Antes da Black Friday, verifique se os produtos possuem estoque disponíveis. Ao fazer isso, evitará qualquer erro no momento da compra em sua loja.
📝 Como administrar o estoque dos meus produtos?
E se você tiver outros canais de vendas, uma boa maneira de controlar seu estoque é adicionar manualmente as vendas ao administrador da loja para centralizar seus dados em um só lugar.
📝 Como criar pedidos manualmente em meu painel de administração?
2. Coloque preços com descontos reais
É importante ser justo e transparente com seus clientes, por esse motivo sempre ofereça descontos reais em sua loja. Isso porque geralmente, os clientes esperam essas datas especiais para comprarem um produto que já viram antes e estão atentos às alterações de preço que você fez.
📝 Como deixar meu produto em promoção?
Além dos descontos em seus produtos, você também pode oferecer promoções por quantidade de compra, 3x2 e 2x1, cupons de descontos e muitos.
📝 Como oferecer promoções e descontos?
Na 📱 Loja de Aplicativos Nuvemshop você encontra uma variedade de ferramentas para te ajudar na criação de promoções e descontos, kits de produtos e programa de fidelidade durante a Black friday.
Segue a lista de aplicativos:
📱 Como instalar o aplicativo Primeira Compra?
📱 Como instalar o aplicativo CashBack Smartbis?
📱 Como instalar o aplicativo Venda Cruzada?
📱 Como instalar o TITANPush Promoções na minha loja?
📱 Como integrar o Fidelimax na minha loja?
📱 Como instalar o aplicativo BonifiQ na minha loja?
📱 Como instalar o aplicativo Meus Favoritos da Graphpath na minha loja?
📱 Como instalar o aplicativo Kit de Produtos?
3. Crie conteúdo de divulgação e comunicação para as promoções
Sugerimos que você planeje sua estratégia de marketing e comunicação para a Black friday com pelo menos algumas semanas de antecedência. Você pode criar conteúdos como banners, tanto para a loja quanto para as redes sociais.
📝 Como criar banners gratuitos para usar em meu layout?
Depois, o ideal é que você adicione esses banners em sua loja para chamar a atenção de seus clientes. Recomendamos que você carregue esses banners com antecedência e use a funcionalidade "Rascunho", que permite fazer alterações no layout sem publicá-los automaticamente.
📝 Como editar o layout da minha loja em rascunho?
4. Adicione dias extras no prazo de entrega dos produtos
Por precaução, recomendamos que adicione alguns dias extras ao prazo de entrega dos produtos. Isso porque pode acontecer da sua demanda durante a Black Friday ser alta e não conseguir enviar todos os pedidos no mesmo dia; e pode acontecer do prazo de entrega se estender devido á data comemorativa.
📝 Como aumentar o prazo de entrega dos pedidos?
5. Crie campanhas de e-mail
O e-mail marketing é uma das estratégias com maior retorno do investimento, visto que os custos destas campanhas são baixos e pode segmentar a sua lista de contatos para avisá-los sobre as promoções para a Black friday.
Na 📱 Loja de Aplicativos Nuvemshop você encontrará uma variedade de ferramentas para E-mail Marketing que permitem integrar facilmente com sua loja, criar companhas sem conhecimento técnico e acessar atendimento personalizado caso precise de ajude extra para configurar suas mensagens.
Segue a lista de aplicativos:
📱 Como instalar o aplicativo Mailbiz?
📱 Como instalar e começar a usar o aplicativo E-Goi?
📱 Como instalar o aplicativo Perfit na minha loja?
📱 Como instalar o aplicativo Enviou?
📱 Como instalar o aplicativo Emanda?
📱 Como instalar o aplicativo Mensagex?
Durante a Black Friday
Vejas as dicas
1. Programar posts nas redes sociais
Faça diversos posts nas redes sociais com promoções relâmpagos para algumas categorias específicas, principalmente para os produtos que estão “encalhados” no estoque; ou oferece frete grátis em horas alternadas.
📝 Tudo sobre como programar post no Instagram
2. Acompanhe as vendas
Acompanhe as vendas e, assim que forem confirmando os pagamentos, separe os pedidos e coloque as etiquetas. Dessa forma não ficará acumulado nos dias seguintes.
📝 Como administrar os pedidos em minha Página de Vendas?
3. Acompanhe o estoque dos produtos mais vendidos
Da mesma forma, é importante que você controle o estoque dos produtos mais vendidos, para garantir que tenha o suficiente para atender à demanda, evitando fazer vendas de qualquer produto que não tenha em estoque.
4. Estender as promoções
Se achar que vale a pena, estenda a Black Friday para Black Weekend na última hora, assim pode garantir tantas vendas no final de semana inteiro.
Depois da Black Friday
Vejas as dicas
1. Acompanhe e informe o status dos pedidos
Certifique-se de que seus clientes sejam sempre informados sobre o status de suas compras e remessas. Assim, você pode evitar um grande número de consultas e proporcionar uma melhor experiência de compra.
Além disso, você pode compartilhar o link da página de rastreamento, que eles receberam anteriormente por e-mail, caso entrem em contato com você perguntando sobre o status de seu pedido.
📝 Como meu cliente pode ver o status de um pedido?
2. Faça contagem de estoque
Faça contagem de estoque novamente, é sempre importante saber o que se tem em estoque e ter certeza que é a mesma quantidade que está especificado na loja. Isso porque quando uma venda é cancelada, o produto que estava no carrinho fica disponível novamente;
📝 Como visualizar o histórico de estoque dos meus produtos?
3. Atualize os preços dos produtos para o valor original
Para isso, sugerimos que utilize o upload em massa com Excel, pois poderá editar vários produtos ao mesmo tempo, economizando muito tempo de gerenciamento.
📝 Como retirar os preços promocionais dos meus produtos?
4. Atualize o Layout de sua loja
Assim que suas promoções terminarem, recomendamos que você remova os banners da Black Friday de sua loja quando os preços de seus produtos forem atualizados.
Para fazer estes ajustes, e mesmo que volte a contar o stock disponível dos seus produtos, pode colocar a sua loja em “modo de construção”, para desativar os acessos enquanto organiza a sua logística se necessário.
📝 Como deixar minha loja no modo Página em Construção?
Além disso, lembre-se de que usando a opção de Rascunho como mencionamos antes, você pode fazer upload de novos banners em formato de rascunho durante a semana de descontos e publicá-los assim que a Black Friday terminar.
Info
Ainda não conhece a ferramenta de rascunho do Layout? Consulte o tutorial 👉 Como editar o layout da minha loja em rascunho?.
Se quiser saber mais dicas para aproveitar ao máximo esta data, recomendamos que leia nosso guia de 👉 Como vender mais na Black Friday.
Gostou das dicas? Esperamos que ela ajudem seu negócio a ter uma Black Friday com mais sucesso do que nunca! 🚀